COMO FAZER BOM USO DO GOOGLE ADWORDS (LINKS PATROCINADOS) E ATRAIR NOVOS CLIENTES QUE NUNCA TE ENCONTRARIAM | Agência Plasma
Agência Plasma
Marketing e RH para Micro e Pequenas Empresas


Marketing e RH Digital

26 de maio de 2018

COMO FAZER BOM USO DO GOOGLE ADWORDS (LINKS PATROCINADOS) E ATRAIR NOVOS CLIENTES QUE NUNCA TE ENCONTRARIAM

Hoje, existem milhares de pessoas realizando buscas no Google com uma necessidade específica e muitas delas estão procurando exatamente o que você vende ou oferece. Não estar bem posicionado nos mecanismos de busca representa uma grande desvantagem competitiva em relação aos seus concorrentes 24horas por dia durante 07 dias por semana. O mais interessante é que você pode mudar isso da noite para o dia, e aparecer na primeira página do Google anunciando o seu melhor produto por um custo muito baixo comparado aos grandes investimentos em massa.

 

O Google Adwords vem para apoiar a sua empresa ou o seu negócio neste ganho instantâneo de visibilidade nos mecanismos de busca, sendo atualmente um investimento indispensável para atrair mais clientes com grande potencialidade de compra. Adwords está todos os dias trazendo novas visitas para seu site e um aumento nas suas vendas.

 

O Google Adwords é um site de link patrocinado que funciona com PPC (pague-por-clique) e tem feito muita diferença na publicidade de grandes, médias e pequenas empresas.

Assim como qualquer outra propaganda, o Google Adwords requer um planejamento para não investir horas e muito dinheiro em campanha mal-sucedida.

Para conquistar seu público interessado no seu produto e conseguir converter a grande maioria dos cliques de forma que investe-se menos e o retorno do investimento seja maior, vamos conferir algumas dicas de como montar sua campanha para que ela seja bem sucedida.

1. Determine seu objetivo: Os pequenos empresários criam e colocam em prática propagandas com a seguinte frase como idéia “quero vender mais”.  Claro, todos querem mais clientes e mais vendas para bater metas, mas “vender mais” é relativo e insatisfatório. É necessário estabelecer um número exato aos seus olhos, de forma que seja possível analisar o desempenho da campanha adwords. Além disso, o prazo também é necessário para atingir este escopo.
Imagine um site de venda de serviços de Buffet, uma média de 100 visitas diárias e 3 vendas. Quero passar a 2000 visitas ao dia em 4 meses. Isso influencia diretamente no investimento financeiro a ser feito.

2. Conheça a necessidade do seu nicho: Pesquise o maior número de informações sobre o mercado em relação direta ao seu produto. Com o Google Analytics, você pode obter informações do tipo: quantas visitas tenho diariamemente, de onde elas vem, quanto tempo permanecem no site, qual é palavra chave que mais procuram, por onde entram no meu site, quanto cada cliente gasta em média… “Conheça a si mesmo, sua empresa e seus clientes, e seu negócio nunca estará em perigo.”  Quanto mais informações recolher, melhor.

3. Conheça os seus concorrentes: Qual é o fator que mesmo com um site muito bom, seu produto de muita qualidade e o preço competitivo, você não atraia os clientes que queira? – A concorrência. “Conheça seu inimigo e conheça a si mesmo e, em cem batalhas, você nunca será derrotado”. Recolha informações do tipo: Quem são seus concorrentes no Google? O que, como e com qual freqüência anunciam? Qual posicionamento? Os anúncios são novidades? Onde levam os anúncios?

4. Tenha a estratégia certa: Pensando em retorno de investimento, talvez, para alcançar seus objetivos, você não precise aparecer em primeiro lugar para todas as buscas, ou fazer uma campanha PPC por muito tempo. Se você não estabeleceu um objetivo (mensurável e realista) na etapa anterior, esta é a hora de apontar para um ponto onde deseja estar no tempo que tiver interesse. Analisando todas as informações recolhidas, estabeleça a estratégia a ser seguida.

5. Inicie a campanha: No regime PPC, cada clique é um investimento com um cliente potencial e uma torneira aberta para os curiosos. Organize sua campanha por tópicos, cada produto ou serviço pode ser melhor explorado com uma campanha específica. Focar nos nichos de interessados no seu produto/serviço com os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio além de personalizar para a necessidade ou frustração do cliente potencial seus investimentos diminuem e suas conversões aumentam.

6. O dilema das palavras-chave duplicadas: Mito desvendado,  fazer campanhas diferentes focando a mesma keyword fará seus anúncios concorrer entre si. Além disso, o Google mostra apenas um anúncio de cada anunciante em cada página de resultados. Mesmo o Google desaconselha.

7. Fuja do excesso de keywords: O adwords é uma das melhores campanhas atualmente pela busca de clientes interessados em palavras chaves. Uma vez encontrado o produto/serviço, todos os consumidores querem saber os detalhes daquele produto antes mesmo de clicar. Menor número de keywords, mas mais específicas, dão mais resultado nas campanhas do que uma lista enorme e genérica de propagandas. Coloque os aspectos exclusivos do eu produto/serviço no anúncio e insira a keyword.

8. Seja específico e direto: Imagine a situação que você clicou em um anúncio adwords de um site de venda de notebook online para comprar um Sony de 13”, modelo X, cor Y e você fosse redirecionado para a página inicial deste site? Direcionar seus clientes para as páginas específicas dos produtos nos quais clicaram nos anúncios pode trazer uma taxa de conversão melhor. Unir uma campanhaSEM a uma otimização do SEO de sua página pode melhorar muito os resultados.

9. Venda o que os clientes querem comprar: Lembre-se que imagem é tudo. O marketing apóia sensações sensoriais para aumentar as vendas. Lembre-se de mais uma informação, as pessoas compram mais quando tem uma necessidade ou frustração, buscam ativamente resolver essa necessidade e não percebem concorrência para seu produto. Para que as pessoas se interessem pela sua campanha, é preciso que ela seja muito objetiva e exponha o melhor do seu produto. Saiba quais são as necessidades do seu cliente e promova a resolução deste problema. Meu site de meias, por exemplo, não vai vender meias de seda ou algodão. Vende pernas bonitas e pés quentes.

10. Controle seu desempenho: Você planejou, criou ações, e colocou em prática com base no seus objetivos. Ótimo. Monitore e controle seu desempenho de perto. Se preciso for planeje novamente e adéqüe o plano. É necessário mais investimento ou melhorar a campanha, ou o site não está convincente. Enfim, se estabeleceu uma meta realística, o foco é fazê-la funcionar dentro do prazo estipulado, não deixe a campanha se perder no caminho e terminar incompleta.






Você é estudante ou formado
em Jornalismo?
Temos vagas para trabalhar online. Favor preencher:
Obrigado por se candidatar.
Vamos revisar seu cadastro.
Caso seu perfil atenda nossas necessidades, iremos solicitar mais infos em seu e-mail.
Ok!