03 ERROS QUE SUA EMPRESA PODE ESTAR COMETENDO NO MARKETING DIGITAL | Agência Plasma
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Marketing e RH Digital

26 de maio de 2018

03 ERROS QUE SUA EMPRESA PODE ESTAR COMETENDO NO MARKETING DIGITAL

Os empresários de pequenas e médias empresas que tomam a liberdade de levar sua empresa online sem a ajuda de profissionais sempre passam por grandes dificuldades para acertar a campanha de marketing digital. Os 03 erros mais comuns que você pode estar cometendo influencia diretamente a eficiência da visibilidade e conversão dos clientes online.

A razão disso é que é difícil prever, medir e aumentar constantemente o volume de tráfego e da geração de oportunidades de negócio no site. Você não pode determinar o retorno sobre o investimento e tempo empregados no marketing na internet.

Erro # 1: O marketing digital da sua empresa não está sendo baseado uma pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para  aquisição de tráfego online: SEO, links patrocinados, blogs e mídias sociais. SEO, blogs e mídias sociais são campanhas de longo prazo. Links patrocinados (pague por clique) são instantâneos mas podem ser caros se você não utiliza a boa pesquisa de palavras-chave, não está sendo tão eficaz quanto poderia estar na conversão.

É preciso levantar quais palavras-chave são relevantes, possuem buscas em volume elevado e são relativamente fáceis de alcançar boa classificação nos mecanismos de busca e monitorar o seu ranking atual de cada palavra-chave, o resultado mensal de quantidade de tráfego que estão visitando o site e qual a proporção de conversões que essas palavras tem de resultado de contato e de fechamento.
Lembre-se que boas palavras chaves são as que a busca é para fechamento e não de pesquisa. “Contratar Buffet” x “Cardápio de confraternização” são duas palavras do mesmo nicho. Mesmo assim você consegue ver a diferença?

Erro # 2: O site da sua empresa não tem grandes ofertas, chamadas e páginas de conversão otimizadas

Este erro é ainda mais comum. Os sites normalmente são sites corporativos, e deixam chamadas e ofertas raramente presentes, assim como as páginas de conversão. O “fale conosco” não é suficiente para atingir um número maior de contatos.

A grande maioria de clientes potenciais não vão manter contato a menos que tenham percebido que podem confiar na sua empresa para poder ajudá-las a resolver seus problemas ou que você tenha um produto que necessitam. Muitas empresas, que apesar de diferentes, estão usando o chamariz no caminho errado usam links como “peça uma demonstração” ou “avaliação gratuita”. No entanto, essa visão utiliza o foco na compra de um produto ou serviço, quando na verdade evidenciar como suas ofertas devem ser relevantes para os desafios, necessidades e frustrações que os seus clientes potenciais enfrentam.

Erro # 3: Você não está controlando qual é a fonte de acesso dos seus clientes

Uma ferramenta bastante detalhista e que há alguns anos era muito cara, hoje é fornecida pelo Google, grátis. Utilizar o Google Analytics é essencial para criar melhorias nas sua campanha digital ao longo do tempo.

Algumas pessoas, ainda estão um passo a frente e utilizam o analytics diariamente. Mesmo assim o erro que estas pessoas cometem, no entanto, é focalizar nas métricas erradas.

No entanto, o foco de muitas pessoas costuma ficar em outros itens como o número de pageviews, número de visitantes ou tempo médio no site. Essas coisas são bastante irrelevantes se você não está convertendo os visitantes em conhecidos ou em clientes pagantes.

O que importa nos pacotes de Web Analytics é determinar exatamente que fontes de tráfego (por exemplo: palavras-chave, e-mail, links, sites de mídia social, etc) estão atraindo os visitantes que efetivamente realizam uma conversão.

Lembre-se que o foco de investimento do seu tempo e dinheiro deve ser a fonte que te traz mais conversão, simplesmente visitar o seu site traz números estatísticos e não te ajuda diretamente no crescimento de sua empresa. Por exemplo, você pode achar que o Twitter está atraindo muita gente para o seu site e essas pessoas tem gerado um alto número de pageviews. Se, no entanto, as pessoas oriundas do email marketing estão realizando um número maior de conversões, é nesse canal que você deve investir sua atenção.






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