O MARKETING SEM ESTRATÉGIA É O RUÍDO ANTES DO COLAPSO | Agência Plasma
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Estratégia de Marketing

26 de maio de 2018

O MARKETING SEM ESTRATÉGIA É O RUÍDO ANTES DO COLAPSO

Eu acredito que a estratégia do marketing é muito mais importante para o pequeno negócio se comparado às táticas do marketing.

Estratégia e tática têm que andar em conjunto a fim de que o negócio atinja o momentum, mas a estratégia tem que estar definida antes que a tática faça sentido.

Uma citação de Sun Tzu, no livro a Arte da Guerra e adaptada para este artigo, complementa este artigo – “Estratégia sem tática é a rota mais lenta para a vitória. Táticas sem estratégia é o barulho antes da derrota.”

A razão por que muita gente deixa a desejar, é porque a maioria das pessoas confundem o que marketing realmente é.

Então,  vou tomar a liberdade de dizer o que nao é: Estratégia não é uma lista de desejos, uma relação de metas ou missão corporativa.

 

A estratégia de marketing é detalhada

A estratégia de marketing é uma explicação clara de como você vai chegar lá. Uma estratégia de marketing eficaz é uma explicação concisa do seu plano declarado de execução para alcançar seus objetivos
Para se tornar líder de mercado não é uma estratégia – é um objetivo. Para atender nossos clientes com honra e dignidade não é uma estratégia – é missão. Dobrar o número de novos clientes não é uma estratégia – é um objetivo.
Objetivos e missões são agradáveis, mas como você pretende alcançá-los – também conhecido como estratégia combinada com um conjunto lógico de táticas – é o caminho mais seguro para a vitória.
Para se tornar um líder de mercado que você pode achar que é uma estratégia eficaz para esculpir um nicho de mercado muito estreito e dominá-la. Para servir os seus clientes com honra e dignidade você pode achar que uma estratégia de marketing eficaz começa no seu processo de contratação. Dobrar o número de novos clientes você pode achar que uma estratégia de marketing eficaz é construir uma rede formal de parceiros de referência estratégica.
Agora, cada uma dessas estratégias terá uma lista correspondente de táticas e as etapas da ação, mas os planos de ação e campanhas todos terão sua estratégia indicada como um filtro para a tomada de decisões e planejamento.
Existem 3 etapas para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing. Devo adverti-lo no entanto, que as condições de mercado, ambientes competitivos e oportunidades de tendências, todos desempenham papéis de carta-risco neste processo.
A empresa, considerando uma estratégia de marketing em um mercado maduro, com operadores instalados terá uma visão muito diferente das coisas que uma empresa que está tentando trazer uma nova tecnologia para um mercado sem hábito de compra comprovada.
Ao desenvolver uma estratégia de marketing para o seu negócio as etapas a seguir entram em jogo.

 

Foco no cliente
Para qualquer estratégia e táticas correspondentes para trabalhar devem apelar para alguém. O primeiro elemento, e em alguns casos, o elemento principal, é quem. Desenvolver a sua estratégia de marketing em torno de uma cliente ideal estreitamente definida acima de tudo. Como dito antes, esta etapa só pode realmente vir a ser a sua estratégia se  você servir um nicho de mercado.
Usando o seu perfil de cliente ideal como base de sua estratégia também permite que você pense muito individual sobre como você deve atendê-los e como você usa suas táticas para atraí-los. Sem essa concentração em um segmento ideal sua estratégia de marketing, muitas vezes, falta foco.
Seja diferente do mercado, e seja exatamente o que os clientes querem ver.
Depois de desenvolver um perfil de um cliente ideal é hora de encontrar uma forma de apelar a este grupo. Na minha experiência, a única forma segura de fazer isso é descobrir ou criar uma abordagem, produto ou serviço que claramente diferencia do resto do mercado.
O mercado precisa de uma maneira de comparar e diferir e se você não lhes der um padrão para preços para eles compararem.
Você precisa cavar e encontrar essa maneira de fazer as coisas que seus clientes valorizam verdadeiramente, o que está acontecendo em seu setor que frustra as pessoas ou como transformar a maneira como as pessoas sempre fizeram isso em uma oportunidade para a inovação. Em alguns casos você pode estar fazendo algo verdadeiramente original, você simplesmente não estão se comunicando como sua mensagem de marketing do nicho.
Se você não tomar este passo a sério tudo o que você faz em termos de marketing será muito menos eficaz. Isso é o quão sério é ser diferente.
Ligue os pontos
A etapa final do jogo de estratégia de marketing é levar o que fizemos anteriormente – que define um cliente ideal e criando um diferencial central – e transformá-lo em sua estratégia.
Quando eu criei a Agência Plasma, minha estratégia declarada era criar uma marca reconhecida no mercado de pequenas empresas, girando de marketing para pequenas empresas em um sistema e de produto. Essa estratégia continha um cliente ideal estreitamente definida e um claro ponto de diferenciação.
Nossa missão era mudar radicalmente a maneira como os pequenos empresários pensam sobre o marketing e os nosso “marketing como sistema de estratégia” tornou-se como iríamos fazer isso.
Como estratégia mais eficaz a lacuna na oferta atual e posicionamento foi o que ofereceu a oportunidade clara. Conectando a sua estratégia irá também incluir um estudo cuidadoso do ambiente competitivo e de outros setores não relacionados, a fim de preencher uma necessidade com a sua inovação ou diferenciação.
Deixe-me voltar mais uma vez a Sun Tzu e A Arte da Guerra – “Todos os homens podem ver essas táticas em que eu conquisto, mas o que ninguém pode ver é a estratégia de vitória é que evoluiu.”
Agora, antes de determinar se o Facebook é melhor para seu negócio do que o LinkedIn ou se mala direta é ainda uma maneira eficaz de gerar leads, começa no ponto onde você acabará por criar o maior impacto possível – a estratégia!






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