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Clientes

26 de maio de 2018

IDENTIFIQUE SEU CLIENTE IDEAL

Descrição física e emocionais + o que ele deseja + o problema dele + como ele compra + melhor maneira de se comunicar com ele = cliente em potencial ideal.

É possível optar por atrair clientes que valorizem o que você oferece, que paguem em dia, cumprem sua parte, vêem o negócio de trabalhar com você como uma parceria e queiram vê-lo ter sucesso, mas http://agenciaplasma.com.br/wp-admin/post.php?post=43&action=edit&message=1somente se você tiver uma imagem exata de como é aquele cliente ideal.

Se você não levar este passo a sério, além de ser difícil fazer sua empresa prosperar como esperado, você se verá inúmeras vezes com clientes grosseiros.

Para começar este passo, use o seu histórico para te guiar nesta busca:
Crie uma planilha detalhando todos os tipos de informações de cada cliente que você teve nestes últimos 03 anos e procure padrões comuns dos seus clientes ideais.

Características Físicas

Para consumidores (pessoas físicas)

Idade

Status empregatício

Sexo

Ocupação

Renda

Nível educacional

Para clientes comerciais

Atividade

Número de Funcionários

Tipo de negócio

Escopo geográfico da empresa

Níveis de Receita


Características Emocionais

Criar uma identidade de confiança do cliente com você é o objetivo do marketing de curto e longo prazo. Entender o que motiva e responder a essas emoções durante o processo de compra é o divisor entre ganhar ou não a confiança do cliente.

Valores, medos, desejos e objetivos são, resumidamente:
O que eles querem da vida? O que não estão conseguindo? O que precisam saber para se sentirem à vontade? O que os está impedindo?

O objetivo disso é entender como sua empresa pode dar o maior valor a todos aqueles com quem você trabalha. A conseqüência desta atenção personalizada é a venda.

 

O que ele deseja e qual é o problema dele

O que você realmente vende não é um produto ou serviço, você vende solução para problemas. Isso pode ser paz de espírito, status, alívio da dor, entre outros. Analise objetivamente qual é o problema que você soluciona a cada venda e sua empresa irá se beneficiar imediatamente.
Steve Jobs, disse ao lançar o iPod que este produto era para quem não queria andar por aí com 10 mil cd´s. Resultado, as lojas não conseguiam estocar iPod para atender toda a demanda.

 

 

Mercado quente

Para identificar se este público nicho além de ideal é um mercado viável (grande o suficiente para sustentar as metas de crescimento da sua empresa, se a promoção é fácil para os tomadores de decisão neste mercado e se o mercado valoriza o que você faz) você deve fazer as perguntas abaixo.

1-      Eles querem o que eu tenho? Não importa se eles precisam desesperadamente do que você tem. Se eles não o quiserem por uma razão ou outra, então você está arruinado.

2-      Eles valorizam o que eu tenho? Aqueles que compram por preço, sempre comprarão por preço. Os do tipo “faça você mesmo”, sempre o serão. Procure aqueles que apreciam algo a mais que recebem daquilo que sua solução pode oferecer.

3-      Eles estão dispostos a pagar um prêmio pelo o que eu faço? Independente do que você venda, você não precisa (e não deve) competir no preço.

Observação: Muitos donos de pequenas empresas precisam de dez ou vinte clientes ideais mas eles concentram a atenção em milhões de pessoas ao invés de usarem um programa de marketing baseado apenas a clientes em potencial ideais para fazer o trabalho de modo eficiente, automático e fácil. Isso começa a parecer uma tarefa gerenciável.

 

A melhor forma de atingí-los

Definir um mercado-alvo é estar convencido de que você pode de fato se aproximar deles para ajudá-los a te conhecer e aprenderem a gostar em confiar em você e em sua empresa.
Existe uma associação que atenda a este mercado? Uma feira de negócios ou publicações concentradas neste mercado? Você pode comprar listas de endereços e endereços de emails deste mercado? É possível estabelecer uma rede de contatos com este mercado?
Como eles tomam a decisão de compra

Conselho, indicação, licitação, pedido de compra, intuição e impulso são os exemplos mais comuns de decisão de compra. Talvez não haja um padrão real para identificar o seu cliente ideal, mas se puder saber um pouco mais sobre o momento exato quando o cliente decide confiar e comprar de você, você pode se concentrar em iniciar seu conceito educacional para tratar do processo de tomada de decisão deles.

 

Passos Práticos

1-      Procure características comuns como idade e sexo entre seus clientes.

2-      Descubra uma frustração comum entre seu mercado-alvo.

3-      Escreva uma descrição de seu mercado-alvo ideal em termos que sejam fáceis de comunicar.

4-      Determine se seu mercado-alvo ideal é grande o suficiente para sustentar sua empresa.






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